Santuário de Fátima

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Fica situado na Cova da Iria distrito de Santarém, é composto por recinto de oração, espaço aberto que acolhe milhões de peregrinos vindos de todo mundo. Está associado às visões de 3 pastorinhos (Francisco, Jacinta e Lúcia) que no ano de 1917 disseram ter visto Nossa Senhora pela primeira vez, hoje ocupa uma área com o dobro do tamanho da Praça de S. Pedro no Vaticano.

Fátima está em franco crescimento para o mundo…considerado o maior centro de peregrinação católica de Portugal e um dos mais relevantes do mundo, que atrai em média 5 milhões de pessoas anualmente, seja para cumprir promessas ou por mera curiosidade.

É por isso um centro de peregrinação internacional, considerado o “altar do mundo”. Os últimos papas e de modo especial o Papa João Paulo II, assumido devoto de Nossa Senhora de Fátima que em 1982 aí se deslocou, deram ao Santuário de Fátima uma dimensão universal.

O monte da Cova da Iria, lugar de pastoreio é hoje uma Cidade florescente que cresceu ao lado do Santuário.

O local mais procurado, onde se observam as maiores demonstrações de fé, é a Capela das aparições, ali decorrem missas várias vezes ao dia em diferentes idiomas, ao lado encontra-se o “Toucheiro do Santuário” sendo queimadas diariamente centenas de velas pelos peregrinos em cumprimento das suas promessas.

É emocionante, sentir a força da fé que move milhares de peregrinos, os eventos, os costumes e a riquesa do património edificado, são motivos mais que suficientes para demoradas e atentas visitas.

A época mais visitada em Fátima e de grande concentração é durante os dias das peregrinações, a 13 de Maio (famosa Procissão das Velas) e em Outubro, alturas em que os peregrinos enchem as ruas.

Além da Capela das Aparições , que marca o local das aparições de Nossa Senhora é imperdível visitar:

  • Basílica da Santíssima Trindade
  • Basílica Nossa Senhora do Rosário
  • Igreja Paroquial de Fátima
  • Casa dos Pastorinhos de Fátima
  • Museu das Aparições
  • Museu da Cera de Fátima
  • Museu de Arte Sacra e Etnologia
  • Museu Vida de Cristo
  • Em Aljustrel, cerca de 2 Km pequena aldeia onde nasceram os pastorinhos, visita às casas de Lúcia , Francisco e Jacinta, também interessante é a visita ao poço onde apareceu o Anjo.
  • Em Aljustrel, cerca de 2 Km pequena aldeia onde nasceram os pastorinhos, visita às casas de Lúcia , Francisco e Jacinta, também interessante é a visita ao poço onde apareceu o Anjo.
  • Nos Valinhos, fica uma inspiradora via-sacra que sai da Rotunda Sul até à Capela do Calvário.

 

No comércio local prevalecem inúmeras lojas de artigos religiosos e regionais que presenteiam o turista com uma imensa variedade de lembranças alusivas ao tema.

Situa-se a cerca de 11 km de Ourém, 25 km de Leiria, 120 km de Lisboa.